Como fazer conexões poderosas escrevendo e-mails de agradecimento inesperados

Como fazer conexões poderosas escrevendo e-mails de agradecimento inesperados

Dizer obrigado com mais frequência pode parecer um conselho óbvio, mas o fato é que gratidão é uma das formas mais poderosas – e subutilizadas – de fornecer interações relevantes, significativas e valiosas à sua rede.

A maioria das pessoas simplesmente não aproveita o seu potencial máximo. Em vez disso, eles são treinados apenas para dizer “obrigado” em resposta a um acionador ou evento específico. Por exemplo:

Um amigo oferece um complemento
Um empregado vai acima e além, ou
Alguém oferece uma introdução valiosa.
E enquanto essas são todas grandes oportunidades para expressar gratidão, há uma outra dimensão para a gratidão: gratidão inesperada.

O que diferencia esses agradecimentos é que eles são totalmente não solicitados porque não estão relacionados a nada que esteja acontecendo no momento presente. Como resultado, sua gratidão vem como uma surpresa agradável, genuína e sincera para a outra pessoa.

Os benefícios de um e-mail inesperado de agradecimento
A gratidão não desencadeada pode ser incrivelmente poderosa porque não é feita a partir de normas sociais ou obrigações sociais. Vamos dar uma olhada nos três grandes benefícios de expressar gratidão quando outros não estão esperando por ela.

# 1: você faz da outra pessoa o centro das atenções
Quando você diz “obrigado” em resposta a um favor que alguém fez por você, o foco do momento ainda está em você. Mas quando você alcança alguém fora do azul e agradece por algo inesperado, o foco é inteiramente neles.

Isso muitas vezes leva a que eles se sintam genuinamente apreciados, e amarrarão essa emoção positiva diretamente a você.

# 2: você prova que realmente se importa
Quando você agradece a alguém – especialmente de forma inesperada – você envia uma mensagem muito clara: eu me preocupo com você e valorizo ​​nosso relacionamento.

Além disso: o seu tipo demonstra que você está pensando neles em um momento em que você não pode esperar, muitas vezes resultando em ficar em primeiro lugar com eles.

# 3: você oferece vulnerabilidade
Ao expressar gratidão, você está se tornando vulnerável. Você está dizendo: “Eu não poderia ter feito isso sozinho. Eu precisava da sua ajuda e agradeço-te.

Vulnerabilidade é uma poderosa fonte de conexão. Por ser vulnerável, você lhes dá a oportunidade de fazer o mesmo, muitas vezes aprofundando o vínculo que você compartilha.

Como dizer obrigado inesperadamente
Para expressar gratidão inesperadamente, você tem que ser intencional e proativo sobre a busca de oportunidades para fazê-lo. Deixe-me dar um rápido exemplo de como isso pode parecer:

Primeiro, a situação: passaram seis meses desde que um de seus contatos apresentou a você alguém que acabou se tornando um grande cliente. Você enviou um e-mail genuíno de agradecimento imediatamente após a introdução, e foi o fim dele.

Agora, seis meses depois, você decide enviar este email:

Você vê como isso provavelmente seria mais impactante do que o e-mail de agradecimento enviado imediatamente após a entrevista? Como não foi acionado por obrigação, é provável que tenha um impacto muito mais profundo no destinatário.

Lembre-se: não estou dizendo que você deva parar de usar a gratidão acionada. Eu só quero dizer que você deve ter o hábito de gastar um pouco de tempo a cada semana intencionalmente pensando sobre quem e o que você é grato, e depois expressar essa gratidão de uma maneira genuína e significativa.

21 grandes oportunidades para dizer obrigado
Você pode agradecer a alguém por qualquer coisa, desde que tenha sentimentos de genuína gratidão. Como com qualquer coisa, a autenticidade é fundamental e a gratidão inautêntica geralmente será notada e descartada pelo destinatário.

Precisa de inspiração? Aqui estão algumas das minhas razões favoritas e oportunidades para escrever um email de agradecimento a alguém na sua rede:

Simplesmente por ser um amigo
Por ser um parceiro de negócios confiável,
No aniversário de ter se encontrado,
No aniversário de ter assinado um acordo,
Por um pequeno favor que fizeram há mais de seis meses,
Para os traços positivos que você aprecia sobre eles,
Por ser um mentor,
Por oferecer seu apoio inabalável,
Por nunca ser crítico em relação a você
Por oferecer conselhos que fizeram uma diferença positiva em sua vida,
Por te apresentar alguém de valor,
Para uma ideia ou conceito que eles te deram,
Por ser alguém em quem você pode confiar,
Para apresentar a você uma ferramenta, um software ou as práticas recomendadas que você ainda usa hoje,
Para ir acima e além em algo pequeno,
Por algo que eles fizeram por alguém que você gosta,
Para criar um ótimo conteúdo valioso para você,
Para dizer a verdade (mesmo quando é difícil),
Para inspirar você a superar dificuldades difíceis,
Por sua visão honesta e feedback sobre o seu trabalho, ou
Por estar disposto a conhecê-lo em primeiro lugar.
Tenha em mente que estas são apenas inspiração. Considere percorrer os nomes em seu sistema de gerenciamento de contatos, escolhendo alguém aleatoriamente e perguntando a si mesmo: “E por que essa pessoa posso ser grata por ela?”

Como dizer obrigado mais frequentemente
Quanto mais você expressar gratidão, mais poderá colher os benefícios disso em sua rede. Aqui estão duas dicas poderosas para transformar e-mails de agradecimento em um hábito automatizado.

# 1: Avalie todo e qualquer valor
Sempre que você perceber algo de valor, não deixe passar despercebido. Faça uma nota consciente disso.

Por exemplo: Digamos que um membro da equipe fez um trabalho incrível em um projeto. Isso potencialmente lhe dá a chance de agradecer duas pessoas: o membro da equipe e quem quer que tenha apresentado a você.

Toda vez que você sentir aquele “sentimento caloroso” de gratidão, faça uma pausa e pergunte a si mesmo: “Por que estou experimentando isso?” Veja se você pode relacioná-lo a uma pessoa (ou pessoas) que o ajudou a se sentir assim. E se você puder, agradeça a eles!

Deixe-me dar outro exemplo para mostrar realmente o quão sutil e simples isso pode ser:

Imagine que você iniciou uma campanha de pesquisa que levou a um compromisso importante com um novo contato comercial. Mesmo que você tenha feito a maior parte do trabalho que levou essa campanha ao sucesso, foi a ideia de seu colega começar a campanha em primeiro lugar.

Pode parecer distante atribuir seu sucesso suado a seu colega, mas você pode se sentir confiante de que ele realmente apreciaria um genuíno “obrigado”, especialmente se esse agradecimento foi feito publicamente.

Você nunca sabe onde essa gratidão pode levar. Às vezes, uma pequena experiência pode levar a cinco ou mais interações únicas e poderosas com sua rede, aumentando a sua maior visibilidade e aumentando drasticamente as chances de que elas enviem oportunidades incríveis à sua maneira.

# 2: intencionalmente buscar gratidão
Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente experimenta sentimentos calorosos de gratidão muitas vezes ao longo do dia. O truque é treinar-se para estar ciente deles.

Como com qualquer hábito, requer prática e esforço. Deixe-me ajudá-lo a fazer a bola rolar com um exercício rápido. O objetivo aqui é encontrar dez pessoas em sua rede para que você possa enviar um e-mail de agradecimento. Aqui está o que eu quero que você faça:

Volte para a lista de 21 razões para expressar gratidão. Pare e pense em cada item da lista por 30 a 45 segundos. Algum nome vem à mente?

Por exemplo: se você está no item “Diga obrigado a um mentor”, pergunte a si mesmo quem lhe deu conselhos valiosos que fizeram a diferença em sua vida, não importa o quão pequena. Ou pense em uma ocasião em que você estava lutando. Quem estava lá para ajudar?

Se você já está no mercado há mais de cinco anos, provavelmente pode criar pelo menos dez nomes. E quando a lista estiver completa, descubra quem não ouviu falar de você nos últimos 30 dias.

Se é mais de 50%, você provavelmente está perdendo oportunidades valiosas. Há uma boa chance de a maioria das pessoas nessa lista apreciar um agradecimento inesperado, então comece a escrever!